A presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR), Marchiane Fritzen, esteve presente em uma importante reunião realizada na tarde desta terça-feira (26.09) na Câmara Municipal. O encontro tinha como objetivo discutir o aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) na região central da cidade e nos bairros.
Durante reunião, Marchiane destacou as adversidades enfrentadas pelo comércio varejista e pelo mercado imobiliário, com queda nas vendas e baixa procura. Nesse contexto, a ACIR fez um pedido aos vereadores para que intervenham a favor do comércio e evitem que o aumento do IPTU seja implementado neste momento.
A presidente da ACIR entende que a planta está desatualizada, mas enfatiza que não pode concordar com o aumento dos impostos, entendendo as dificuldades enfrentadas pelo setor comercial. “É previsto um aumento de 35 até 60% de aumento de IPTU em algumas áreas. Uma proposta de aumento do neste momento pode fazer com que algumas empresas venham a óbito, e essa é a nossa preocupação principal. Aumentar ainda mais o IPTU tornaria inviável para um setor que tem contribuído de forma expressiva para a economia de Rondonópolis, que é o comércio de imóveis”, ressaltou Marchiane.
A Câmara Municipal de Vereadores demonstrou compreensão em relação às demandas apresentadas pela classe empresarial e entidades. Agora aguarda uma resposta através da votação na Câmara.