001
004

Shopping: O começo de uma nova era para o Rondon Plaza

229 0
007
006

Os empresários Fábio Ribeiro da Fonseca e Aureo Candido Costa se conheceram em 1995, quando iniciaram uma parceria que deu certo e somente foi se fortalecendo com o tempo. Na verdade, a união nos negócios entre os dois, um mato-grossense e outro paranaense, foi responsável, em quase três décadas, pelos empreendimentos de maior sucesso nos ramos empresarial e imobiliário de Rondonópolis, culminando agora com a aquisição de 100% e ampliação do Rondon Plaza Shopping.

Imagem mostra como ficará ampliação do shopping, com construção de torres no entorno: Parque Rondon

Essa história começou a ser escrita em 1994, quando o engenheiro civil Fábio Fonseca conheceu Rondonópolis e, inicialmente, veio prestar um serviço de saneamento básico para a antiga Sanemat, em parceria com a construtora Plaenge. Na época, foi apresentado pelo pioneiro Augusto Morais ao empresário Aureo Candido Costa, sendo estes responsáveis pelo loteamento da Vila Aurora e que detinham grande parte das áreas disponíveis na região. Vislumbrando o grande potencial de Rondonópolis para receber um shopping center, capitaneou o projeto para implantar um empreendimento desse tipo na cidade.

As opções inicialmente eram implantar o novo shopping na região da saída para Cuiabá, no Centro ou no Sagrada Família. Fábio optou pela área do pioneiro Aureo Candido Costa, a quem fez uma proposta de, ao invés de vender o terreno onde está hoje o shopping, entrar de sócio com ele no empreendimento. Aureo não pensou duas vezes e aceitou o desafio, assinando o contrato para implantar o empreendimento em 1995 e iniciando as obras em 1996. O shopping foi inaugurado em 2001, tendo os dois como sócios minoritários, condição que foi revista agora em 2023, quando retomaram a totalidade do empreendimento.

deixar um legado para Rondonópolis e sua gente. Fábio Fonseca, proprietário do shopping. Foto: Rodolfo Roca

A parceria entre Fábio e Aureo no shopping center, com o tempo, deu lugar a outros empreendimentos que também se tornaram marco na região. Assim, depois, lançaram e executaram o primeiro grande condomínio fechado de luxo de Rondonópolis: o Village do Cerrado. O terceiro empreendimento foi outro condomínio de sucesso, o Royal Boulevard.

Outra parceria veio com o Hotel Comfort, incluindo o empresário Pedro Jacyr, e, por último, surgiu o condomínio fechado de luxo Unique Higienópolis, incluindo a Corpal Incorporadora. É uma união que só trouxe grandes feitos para Rondonópolis e agora vai deixar um grande legado com os novos investimentos previstos para o shopping.

Muitas novidades sendo preparadas para o shopping

Shopping de Rondonópolis terá sua fachada revitalizada, com novas entradas e área comercial dobrada de tamanho

Com a aquisição integral do Rondon Plaza Shopping, Fábio Ribeiro da Fonseca e Aureo Candido Costa já estão implementando inúmeras melhorias no empreendimento. Na verdade, trata-se de um amplo projeto que contempla a ampliação da área comercial e implantação de torres residenciais e comerciais. Ao final, o shopping terá sua área comercial dobrada de tamanho e inserida dentro de um projeto maior: o Parque Rondon.

Conforme Fábio, o planejamento é contemplar inicialmente as melhorias em três etapas. A primeira delas é realizar uma ampla reforma nas instalações já existentes, o que já foi iniciado. Os clientes já podem perceber muitas dessas melhoras em ação, como na revitalização da fachada, praças de alimentação e de eventos, novo paisagismo, recapeamento do estacionamento. O sistema de ar-condicionado central, em outra frente, já teve sua capacidade quase toda restaurada.

Em uma segunda etapa, o empresário anuncia a primeira ampliação da história do Rondon Plaza Shopping, com início neste mês de outubro de 2023. Para esta fase, a administração está em negociação para instalação de duas novas lojas âncoras, sendo uma nacional e outra estadual, de um mercado, uma boa padaria, uma farmácia e um complemento do mix de lojas satélites.

Nessa primeira ampliação comercial, o público terá à disposição entradas diretas para o empreendimento a partir da Avenida Júlio Campos e da Avenida W-2. A ideia é estar com essa primeira ampliação concluída até meados de 2024. “Nós já compramos o shopping da União com o compromisso de ampliar o empreendimento”, explica.

Essa primeira expansão, segundo Fábio, é só o começo de muitas novidades que estão por vir. “A gente pede um pouco de paciência para as pessoas, pois não se faz uma ampliação com um empreendimento aberto na velocidade que todos queriam. No final, quando o shopping atingir o dobro do que é hoje, será o empreendimento que a cidade realmente merece”, diz.

Aureo Candido Costa, sócio-proprietário do shopping: apoiando o crescimento e desenvolvimento de Rondonópolis. Foto: Rodolfo Roca

A intenção da nova administração é fazer algo para a posteridade, que realmente seja um marco na cidade. Entre as novidades previstas para serem implantadas futuramente no shopping, Fábio antecipa que estão uma praça de alimentação externa, a ampliação do cinema com duas novas salas de projeção e a ampliação da área de diversões para crianças.

A terceira fase de reestruturação do empreendimento envolve a construção de torres residenciais e comerciais no terreno. Fábio diz que as duas primeiras torres, sendo uma comercial e outra residencial, vão começar a ser construídas ainda em 2024, possivelmente a partir de uma parceria entre a Euro Engenharia, de sua propriedade, com construtoras locais. Os prédios no entorno do shopping vão ser construídos também por etapas.

Ao todo, junto ao Rondon Plaza vão ser construídas seis novas torres e, na base delas, novos espaços comerciais. Essas novas áreas comerciais vão ser construídas por etapas junto com as construções dos novos prédios. Inclusive, entre as torres a serem construídas vai ser aberta uma rua com comércio. “Tudo vai ser construído sem interromper a vida dos lojistas e do shopping. As garagens de veículos vão para o subsolo”, informa.

Todas as torres do Parque Rondon vão fazer homenagens ao patrono de Rondonópolis: Marechal Candido Mariano da Silva Rondon. Assim, para exemplificar, as torres vão receber nomes como Mariano, Candido e Roosevelt. Dentro do shopping, a praça principal vai se chamar Tadarimana, em uma homenagem à Aldeia Bororo, em Rondonópolis.

“A gente quer fazer com que o shopping seja um marco na cidade e faça uma grande homenagem a Rondon, que valorize a história da cidade, pois muitos não a conhecem. O símbolo do parque vai ser um cocar bororo. É uma homenagem que Fábio e Aureo estão fazendo a essa terra!”, repassa o empresário.

Fábio enfatiza que a intenção não é só fazer um empreendimento para que os empreendedores ganhem dinheiro, mas que também valorize a população local e sua cultura. “Começamos o shopping em 1996, com uma cidade com 130 mil habitantes, onde quase ninguém acreditava no empreendimento. Então, a gente quer deixar um legado na cidade”, justifica.

Shopping contribuindo com o desenvolvimento local

Shopping center de Rondonópolis é um dos maiores empregadores da iniciativa privada do município

Desde o começo da sua construção em 1996, o Rondon Plaza Shopping tem contribuído não apenas para ampliação das opções de compras e lazer de Rondonópolis, mas principalmente por expandir e direcionar o crescimento da cidade para um novo eixo, para uma região até então desabitada e de pouca estrutura.

Em cerca de 26 anos, incluindo o período de construção, o shopping levou infraestrutura não só para seu entorno, mas para todos os bairros da região, como asfalto, drenagem e iluminação pública. Também atraiu os mais diversos empreendimentos comerciais, além de fomentar a construção de prédios de grande porte na região. Tanto que passou a ser o novo foco das construções de torres em Rondonópolis.

Hoje a região do shopping é a mais verticalizada de Rondonópolis. Com tudo isso, o shopping gerou uma revolução nos costumes locais, propiciando ainda grande valorização dos imóveis devido sua influência. Atualmente, o empreendimento gera cerca de 1 mil empregos diretos, estando entre os maiores empregadores locais, e conta com 130 parceiros entre lojas e quiosques.

O empresário Fábio Fonseca, novo sócio-proprietário do shopping, observa que, voltando no tempo, podia-se notar que Rondonópolis praticamente terminava na área do empreendimento – realidade diversa da atual, quando o espaço comercial é o centro de uma grande região de efervescência imobiliária e comercial da cidade.

E todo esse processo de polo fomentador do crescimento no espaço urbano vai aumentar ainda mais agora com o processo de ampliação e criação do Parque Rondon. Por mais de 20 anos, devido a problemas judiciais ligados ao antigo dono, não foi possível efetivar nenhuma expansão na estrutura física, fazendo que com o empreendimento não conseguisse acompanhar o crescimento local.

Com as mudanças em curso, Fábio observa que o retorno da sociedade já é possível de ser verificado de diversas formas, como no aumento do engajamento nas mídias sociais e no contentamento do público ao ver que a estrutura já está melhorando. “A gente entende que 20 anos de problemas não se resolvem em dois meses, por isso nosso pedido de paciência”, diz.

O empresário afirma que a nova administração trabalha para fazer um empreendimento para ser altamente atrativo para quem vai empreender ou vai ampliar seu negócio. “A nova administração é parceira de que quem quer entrar ou mesmo do comerciante que no passado, por ventura, relutava em fazer parte. Agora todos serão muito bem-vindos na ampliação”, repassa.

O shopping também atesta que está à disposição dos órgãos públicos e da Prefeitura de Rondonópolis para implantação de espaços de prestação de serviços diversos na nova estrutura. “Estamos superanimados com essa nova fase, a população está aceitando bem e contamos com a colaboração do poder público para dar celeridade na aprovação dos projetos”, finalizou.

008