A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) de Mato Grosso abriu o prazo para associações e cooperativas da agricultura familiar apresentarem propostas para o programa de melhoramento genético de gado leiteiro. As propostas podem ser enviadas até 16 de outubro, conforme o edital publicado no Diário Oficial do Estado.
O programa faz parte do MT Produtivo Leite e busca aprimorar a qualidade genética do rebanho leiteiro da agricultura familiar. A Seaf já entregou 264 novilhas de alto potencial genético, além de realizar transferência de embriões e distribuição de sêmen.
As organizações interessadas devem contribuir com 100% do investimento executado pelo Estado, incluindo a aquisição de novilhas girolando ½ sangue com prenhez confirmada e embrião sexado de fêmea da raça girolando ½ sangue. Além disso, devem lidar com a logística e distribuição das novilhas conforme o programa.
A abertura das propostas está marcada para 16 de outubro, às 9h, na sede da Seaf em Cuiabá. Mais informações estão disponíveis no site da Seaf-MT.