001
004

Sebrae/MT celebra Dia Nacional das Micro e Pequenas Empresas com mais de 121 mil atendimentos somente em 2023

41 0
007
006

Pequenos negócios representam quase 90% das empresas ativas no estado e são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do país

Em 5 de outubro é celebrado o Dia Nacional das Micro e Pequenas Empresas e, consequentemente, o Dia do Empreendedor. Para o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), são inúmeros os motivos para celebrar esta data tão importante para o país, a começar pelo início da 13ª Feira do Empreendedor. Atualmente, 90% das empresas ativas no estado são pequenos negócios, o que demonstra a força do empreendedorismo social e economicamente. Para o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/MT, Jonas Alves, o empreendedorismo é um ato de coragem, uma jornada repleta de desafios, mas que ao enfrentá-los, os empresários moldam o futuro da economia e da sociedade.

“Neste Dia dos Empreendedores, quero parabenizá-los por enxergarem oportunidades onde outros veem obstáculos. Os empreendedores persistem mesmo quando o caminho se torna difícil e aprendem com as adversidades. Queremos estar ao lado dos empreendedores, facilitando a sua vida. Este é o nosso propósito”, destacou.

Até setembro de 2023, o Sebrae/MT realizou mais de 121 mil atendimentos no estado. Destes, mais de 62 mil atendimentos foram realizados para Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). São 137 pontos de atendimento em mais de 90 municípios. A diretora superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, ressalta que o trabalho realizado pela instituição é fundamental para o desenvolvimento do país.

“O Sebrae é um agente de empoderamento e transformação que oferece conhecimento, recursos e apoio ao empreendedorismo, impulsionando o crescimento econômico sustentável e a melhoria das comunidades. O empreendedor é uma prova viva de que o conhecimento e a inovação são essenciais para o desenvolvimento de uma comunidade empresarial”, disse.

Empreendedorismo é a capacidade de identificar problemas e desenvolver soluções para a sociedade. O ato de empreender pode ocorrer de diversas formas. Com muito ou pouco recurso, conhecimento, oportunidade e são vários os desafios de quem decide fazer acontecer por meio do empreendedorismo. O Sebrae/MT atua justamente no apoio ao negócio, projeto ou movimento para que ele gere mudanças e impacto no cotidiano das pessoas.

Vencendo desafios

A lista dos principais desafios do empreendedorismo brasileiro traz a alta carga tributária, burocracias, dificuldade para a obtenção de crédito, permanência no mercado, inovação, marketing e vendas, além de gestão financeira, gestão de pessoas, capacitação profissional e outros. Os motivos da decisão de empreender são vários, mas as histórias se assemelham em um ponto: a vontade de fazer a diferença.

Aline Catiusce tem 37 anos e é mãe, esposa, empreendedora e uma mulher apaixonada pela tecnologia e pelo agronegócio. Formada em Ciência da Computação e especialista em Inovação, criou a empresa ‘Softsul Sistemas’ com seu parceiro de vida e negócios, Andrei Nazi. Atualmente, lidera uma equipe de 13 pessoas que inclui desenvolvedores web, mobile, desktop, suportes e analistas de sistemas.

Sobre os desafios, a empreendedora descreve que o processo de empreender é muitas vezes solitário e contar com apoio é fundamental para a consolidação e desenvolvimento do negócio. “A caminhada empreendedora é além de desafiadora, solitária. É muito importante buscar o aperfeiçoamento, mas ainda mais importante saber que não estamos sozinhos, que podemos contar com uma empresa que pode nos ajudar. Meu objetivo é continuar trabalhando duro para tornar minha empresa uma referência no setor por meio dessa parceria e apoio do Sebrae/MT”.

Ela conta que busca constantemente se atualizar, e, a busca de conhecimento e informação é também para atualizar sua equipe e empresa. Recentemente, participou de projetos inovadores como o projeto Inova Amazônia, promovido pelo Sebrae, o Mulheres Inovadoras, da Finep e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), onde ganhou o prêmio pelo Centro-Oeste, e o Projeto RME Acelera, do Instituto Rede Mulher Empreendedora.

“Devido à constante evolução da indústria de tecnologia, acredito que o desenvolvimento profissional também deve ser contínuo. Além de habilidades técnicas, os empreendedores devem ter conhecimentos em várias áreas, incluindo a parte administrativa. Por isso, busquei ajuda do Sebrae/MT na minha cidade, Rondonópolis, para a estruturação dos processos administrativos e financeiros da minha empresa. Graças a esse apoio, conseguimos avançar em áreas importantes como levantamento de custos, montagem de preços, controle de caixa e demonstrativos de resultados”, disse

O sucesso da Softsul levou a empreendedora a continuar a parceria com o Sebrae/MT e aumentar os processos de consultoria, incluindo análises mais aprofundadas. “Tivemos acesso a mais informações que nos ajudam a levar a empresa a novos patamares, além de outros processos que estamos estruturando em relação a pessoal”, ressalta.

Fernanda Vieira também é mãe e esposa e começou a empreender após o nascimento do primeiro filho. “Meu esposo tinha a ‘Império das Embalagens’ e quando meu filho completou um ano eu voltei para o mercado de trabalho. Como eu passava muito tempo fora de casa, meu esposo me chamou para que trabalhássemos juntos e isso foi uma forma de ficar mais próxima da minha família”, conta.

No início, ela se mostrou resistente devido à forma com que a empresa era gerenciada. Mas juntos, conseguiram reestruturar o negócio que se tornou familiar. “Era uma empresa que ficava no fundo da casa da mãe do meu esposo e não tinha uma organização ou planejamento. Eu tive uma resistência, mas vi que era a oportunidade ideal para ter mais tempo com meus filhos e estar mais presente”, acrescenta.

Com a chegada da Fernanda na empresa, os negócios começaram a fluir e as atividades começaram a ser divididas entre o casal. Após alguns anos, ela engravidou novamente e se afastou da empresa. Cerca de dois anos depois, ela percebeu que para a ‘Império das Embalagens’ crescer mais ainda, o casal precisava trabalhar juntos.

“Voltamos a trabalhar juntos e percebemos que o estoque estava ficando pequeno porque era muita mercadoria. No meio da pandemia alugamos outro local e as coisas começaram a acontecer. Fomos aumentando o número de funcionários, deixando o espaço com cara de loja e uma cliente comentou conosco que estava fazendo uma consultoria gratuita com o Sebrae/MT que eles iam até a empresa”, relata.

Para Fernanda, a consultoria de gestão financeira que recebeu durante a pandemia foi um divisor de águas para seu desenvolvimento pessoal e profissional. “A consultoria abriu nossos olhos e começamos a ver o leque de oportunidades que tínhamos. Eu tinha me dado um prazo, eu precisava colocar as coisas da empresa em ordem e procurei o Sebrae/MT para receber essa ajuda”.

A empreendedora começou a fazer o Programa de Gestão Avançada do Sebrae/MT e comenta sobre os inúmeros resultados obtidos até agora. “Além da visão das melhorias que precisamos fazer, principalmente na gestão, agora sabemos qual é a nossa missão e os nossos valores, implantamos regulamento interno da empresa, estamos finalizando as descrições de cargo, definimos melhor as funções de cada colaborador, entre outras”, ressalta.

“Tínhamos vontade de fazer as coisas de uma forma melhor, mas não tínhamos conhecimento e o Sebrae/MT foi esse despertar na nossa vida porque não sabíamos por onde começar. Hoje nós estamos indo para o terceiro módulo e até agora só tivemos crescimento”, finaliza.

Feira do Empreendedor

A 13ª edição da Feira do Empreendedor começa hoje, 5 de outubro, e vai até domingo, dia 8 de outubro, das 14h às 22h, no Centro de Eventos do Pantanal (CEP), em Cuiabá. Sob o lema ‘Conexões que Transformam’, a feira gratuita conta mais de 36 horas de programação para quem deseja conhecer produtos, serviços e casos de sucesso ou deseja se capacitar para melhorar a gestão dos seus negócios, e ainda para quem pretende empreender e abrir uma empresa.

A Feira do Empreendedor é realizada pelo Sebrae/MT, com o apoio das seguintes instituições: Fecomércio, Senar-MT, Sicredi, Fiemt, Tik Tok, Sicoob, Banco do Brasil, Desenvolve MT, Cuiabá Expo Solar, Arcade, Charge TI, Heimdallr e Yazo.

Entre os palestrantes confirmados estão a empresária Rachel Maia, o ex-técnico Zico, a escritora Branca Barão, o atleta de alta performance Joel Jota, o escritor Marcos Piangers, o casal Roberta Carbonari e Paulo Muzzi, além da empresária Natália Martins e o publicitário Walter Longo.

Mais informações sobre a Feira do Empreendedor 2023 podem ser acessadas pelo link: https://feiradoempreendedor.mt.sebrae.com.br

008